Desperte seu silêncio para combater a poluição sonora.

    Barulho é qualquer ruído que incomoda. É complicado definir a partir de quantos decibéis o barulho é capaz de incomodar alguém, uma vez que a sensibilidade ao ruído varia entre os indivíduos. Pessoas que precisam realizar atividades que exigem concentração , são mais sensíveis ao barulho, não ouvir o barulho produzido por terceiros é atualmente um privilégio.

      A poluição sonora é um inimigo invisível, que se espalha feito uma nuvem de fumaça tóxica em todo o Brasil. Os aparelhos de som destinados ao consumidor doméstico, mais parecem equipamentos profissionais, dada a capacidade de propagação do som que possuem; carros são transformados em máquinas de fazer barulho é o que podemos chamar de “poluição sonora ambulante”. Algumas Igrejas acreditam que a fé  é medida em decibéis e promovem cultos barulhentos, transformando um ambiente que deveria ser sossegado e tranquilo, em um ponto de poluição sonora. Carros de som transitam fazendo propagandas, quebrando o silêncio, a publicidade acredita que fazer barulho atrai clientes.
   Existe um falso mito muito propagado pelo Brasil sobre uma suposta “Lei do Silêncio”, que permite fazer barulho até as 22 horas. Não é verdade, nenhuma Lei permite ao cidadão fazer barulho com aparelhos de som hora nenhuma do dia. É preciso sair do silêncio para sair do barulho, ou o contrário: fazer barulho para ter silêncio!
   Entendemos que não existe silêncio absoluto e alguns barulhos são naturais e toleráveis como o ruído da chuva, folhas balançadas pelo o vento, animais, etc. Estamos falando do barulho provocado pelas atividade de lazer e comércio, o barulho artificial provocado pelo ser humano, o uso irracional de equipamentos de som, que produz ruído numa pressão sonora sempre fora do intervalo 55–80 decibéis, que é o aceito pela legislação atual, dependendo do horário.
      Fazer barulho com instrumentos sonoros é algo fortemente enraizado em nossa cultura, por exemplo, festas escolares geralmente utilizam som em volume alto, a criança é condicionada desde o início de sua socialização a acreditar que o barulho estridente é algo normal e que festa tem que ter muito barulho. Lojas ligam aparelhos de som em volume altíssimo, reforçando o condicionamento de que “barulho é normal”, o cliente ouve na loja o som em volume altíssimo, acha que é o normal e em casa sempre ligará o som em volume alto, tal como ouviu na loja: “se na loja ligam bem alto, eu também vou ligar bem alto”. Se preocupar com os vizinhos? Não mesmo, muita gente não sabe o que é empatia e vive em função do “faço o que quiser”. Educação sonora é algo totalmente desconhecido pela maioria das pessoas.
Apesar de sermos (desde crianças) um pouco ” adestrados” a conviver com o barulho sem limites , as pessoas sensíveis ao ruído nunca irão se acostumar a ouvir o que não desejam. Produzir barulho sem limites usando aparelhos sonoros não é normal, normal é ser civilizado e entender que seu direito termina quando começa o do outro e o outro tem direito ao silêncio, ao sossego, a paz e a tranquilidade.
Desperte seu silêncio para combater a poluição sonora, conheça a legislação que pode silenciar a poluição sonora:
Resolução 001/90 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA);
Resolução 002/90 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA);
Lei das Contravenções Penais (LCP) , artigos 42 (perturbação do sossego) e artigo 65 (perturbação da tranquilidade);
   Lei N° 9.605/98 (Lei de crimes ambientais), artigo 54.
Código Brasileiro de trânsito artigo n° 228: usar no veículo equipamentos sonoros com pressão sonora e frequência fora do estabelecido pelo CONATRAN (Resolução N° 204/2006), é infração grave, punível com multa e apreensão do veículo. O limite de pressão sonora estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito é de no máximo 80 decibéis medidos a uma distância mínima de 7 metros do veículo, tanto faz se o carro está em movimento ou não, o carro deve ser parado, que que a medição possa ser realizada, afinal, como é possível medir a pressão sonora de um som automotivo com o carro em movimento? Não significa que carro andando pode ultrapassar o limite, só será possível saber se o veículo possui som automotivo em desacordo com o que determina o CONATRAN, se o mesmo for parado!
  Alguns Municípios criam legislações voltadas à emissão de ruído, mas as citadas acima são federais e aplicáveis em todo o país.
 
  Som automotivo passa proliferando a destruição do silêncio….

7 Respostas

  1. Republicou isso em educaSOMe comentado:
    Ruído é qualquer som indesejado, temos o direito ao silêncio, ao sossego e a tranquilidade em nossos lares!

    Curtir

  2. Eu escrevo sobre esse tema, numa tentativa de mudança. Mas, confesso, creio que o Brasil está muito, mas muito longe mesmo da conscientização. O problema do barulho, do lixo por todo canto nas ruas e parques, o problema da violência, do culto às coisas rasas, da falta de planejamento familiar e muitos outros reside quase que em um único fator: falta de seriedade no gerenciamento da Educação. Com a Educação bem firmada, muitas dessas coisas seriam menos piores. Se tudo correr bem, estimo que em uns duzentos anos teremos uma sociedade mais civilizada. Mas estamos em um círculo vicioso onde o governo não se importa, o povo fica mal instruído e vota errado em outro governo que não se importa ou no mesmo governo. Brasileiro é permissivo, deixa uma regra pequena ser burlada e abre precedente para regras maiores serem ignoradas ou contornadas. É a nossa Cultura do Contorno: “melhor ir por ali, é mais fácil, do contrário teremos que respeitar uma regra chata”.

    Fiquei admirado e mais esperançoso, contudo, ao escrever artigos sobre esse tema e verificar que o primeiro feedback que obtive foi justamente de pessoas que vivem no Nordeste do país, aparentemente uma das regiões mais festivas do nosso território, onde ocorrem mil micaretas, festividades carnavalescas que duram dias a fio. Fiquei contente com isso, em ver que no Nordeste, região vítima de preconceitos, mandos e desmandos de seguidos governos relapsos, existem pessoas que se importam com esse tema. Essa é uma preocupação de quem tem a cabeça no Primeiro Mundo.

    E por que temos que pertencer a esse submundo, vivendo em um país com um solo tão rico em minerais, um povo tão rico em história e cultura?

    Estão jogando isso tudo no lixo todos os dias. Esse mesmo povo não se dá o respeito, não sabe o que é puxar uma cadeira para uma dama sentar, ceder assento para um idoso em um ônibus. Esse povo não sabe que existem outras roupas além de boné e calça larga caída deixando aparecer o “cofrinho”. Um povo que, em maioria, interpreta textos tão mal que pode ser considerado analfabeto funcional. E quem não consegue interpretar um texto simples também não vai conseguir de comunicar de forma adequada:

    Uma vez, ao chutar um cavalete de propaganda eleitoral numa calçada de Curitiba, visivelmente ilegal porque emporcalha a cidade, um policial militar que presenciou meu ato veio com essa: “você tá pensando que eu sou esses policiazinha aí, mano?”. Agora me digam: que tipo de policial usa esse palavreado de bandido para interpelar um cidadão que paga seus impostos em dia, que tem endereço fixo, que trabalha e que está exercendo um direito, que é o de se rebelar contra o abuso da propaganda eleitoral? A lei eleitoral rege, sim, sobre a estética da cidade, que não pode ser alterada com esse lixo propagandístico sem limites. Que tipo de autoridade é essa que não sabe sequer pronunciar uma palavra e ainda se vale de um discurso típico de bandido? O pior é que não há polícia nas ruas. Simplesmente não há. Finge-se que há e que está tudo bem. Mas se pode fazer qualquer coisa na rua, porque não há polícia para coibir. Muito menos uma polícia instruída, bem educada.

    Estamos cercados de autoridades repressivas, ignorantes e incompetentes, desde a diretoria de escolas, passando pelas polícias e chegando ao Congresso Nacional. Para mudar isso só o investimento massivo em Educação.

    Sinto muito pelo Brasil. Dói no peito.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Concordo, também acho que talvez em 200 anos o Brasil torne-se civilizado. Mas poluição sonora já é um problema de saúde pública, as pessoas precisam reagir. Com relação as previas carnavalescas e festas do nordeste, grande parte da população repudia, previas carnavalescas e similares, sempre foram usadas para uso indevido de dinheiro público, quem gosta de tais festas, é quem lucra com elas e os turistas que pensam que o nordeste é só alegria, não é! 2015 tivemos uma grade vitória aqui, o fim da previa carnavalesca de Aracaju, usada para lavagem de dinheiro, atrapalhava o trânsito, incomodava as pessoas, agradava turistas e quem lucrava com a mesma. Muitas cidades do nordeste querem mais é que as prévias carnavalescas vão para o raio que as parta! A mídia nacional, mostra como se a população inteira aprovasse tais eventos, não é verdade, é coisa para turista ver, os impactos negativos são enormes!

      Comemorando o 1° ano de Aracaju SEM pré-caju. Homenagem pela NÃO realização da ‘festa’

      Curtido por 1 pessoa

  3. Prezada Graziela,

    Eu lhe agradeço pelo enorme serviço prestado, neste espaço, às vítimas da tortura sonora automotiva.
    Para mim, vítima do terrorismo sonoro automotivo publicitário: “em trânsito”, não importa se o carro está parado ou “andando”. O que importa é que o som está DENTRO da minha casa. Carros de som “circulando” initerruptamente nas vias públicas estão, obviamente, ADENTRANDO INVASIVAMENTE todas as residências: É o objetivo deles!

    Eu sou radicalmente contra “80 decibéis”!

    Abraço, e boa continuAção!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Por nada! Também acho 80 db muito, o limite máximo deveria ser menor!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Eu quase fui ASSASSINADA pelos “80 decibéis” da TORTURA OFICIALIZADA!!! Para não ter um AVC eu tive que ser ‘DEPORTADA’ da minha própria casa e da cidade onde eu morava.
    36 decibéis acorda uma pessoa sonhando. Eu reivindico o meu direito de ‘ainda poder sonhar’ tranquilamente!
    IMPOR “80 decibéis” ADENTRANDO indevidamente, indesejadamente, ivandindo a privacidade alheia, isso é TERRORISMO SONORO!!!
    Os tempos da BESTIALIDADE AUTOMOTIVA são BRUTAIS!
    O PODER da IGNORÂNCIA está INSTITUCIONALIZADO!
    Salve-se quem puder!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Qualquer fundo musical ou propaganda irá incomodar, não importa a pressão sonora. É querer muito não ser obrigada a ouvir barulho produzido pelos outros dentro de nossas casas?Sim, no Brasil de valores invertidos, é querer muito sim!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário